Definições
Exames
Terapias
Códigos CHBPM/AMB
Localização
Contato

NUCLEVEL - Medicina Nuclear

<< Voltar

Coração: Cintilografia de Perfusão miocárdica em Repouso e Stress.



 Conceitos Básicos:

A cintilografia miocárdica é um exame de medicina nuclear que, ao ser associado a esteira ergométrica ou seu equivalente com uso de medicamentos específicos ( teste farmacológico) tem a finalidade de avaliar a irrigação sanguínea e a capacidade funcional do coração frente ao estresse ou estímulo farmacológico.



 Para que Serve?

A cintilografia de perfusão miocárdica geralmente será solicitada pelo seu médico (a) na suspeita de seguimento de doenças das artérias coronárias e para avaliação de tratamentos cardiológicos para infarto e angina do peito.


 O exame é seguro?

A cintilografia de perfusão miocárdica é um exame SEGURO, com riscos MÍNIMOS, podendo ser subdividos em:


relacionados a etapa de estresse cardíaco na esteira ergométrica e/ou teste farmacológicos ou seja não exclusivos da medicina nuclear, envolvendo, um pequeno índice de risco para eventos cardíacos como arritmias e insuficiências coronarianas. Estudos médicos demonstram que em menos de 1 para cada 10.000 a 12.000casos ( <0,01%) ocorre lesão no coração diretamente atribuída ao teste de estresse cardíaco .É importante salientar que toda a etapa de estresse cardíaco é monitorada e acompanhada por médico (a) estando a clínica preparada para eventual atendimento e remoção médica de urgência.


relacionados a injeção do radiofármaco ( traçador cardíaco ) e injeção de medicamentos para farmacológico ( dipiridamol, adenosina, dobutamina, atropina), classificados como risco de reação adversa a medicamentos em geral ( incluindo reações alérgicas). Estudos médicos * da década de 90 incluindo mais de 850.000 pacientes verificaram índices MÍNIMOS de reação adversa, variando de 2 para cada 100.000 a 1,1 para cada 10.000 aplicações, ou seja, entre 0,002% a 0,01%.Como curiosidade, o tipo de reação mais verificado foi rubor cutâneo temporário ( pele avermelhada ), não se observando nenhuma reação grave necessitou de hospitalização ou que tenha causado seqüela para saúde. Apenas para comprovar o risco de reação adversa relacionada aos exames de medicina nuclear chega a ser até 1.000 vezes menor que o risco de reação aos contrastes iodados utilizados nas radiografias e tomografias constrastadas e no cateterismo cardíaco.


*Referências - Hesslewood Sr, Keeling DH. Frequency of adverse reactions to radiophamaceuticas IN Europe.Eur J Nucl Med. 1997 Sep;24 (9):1179-82. - Silbertein EB, Ryan J. Prevalence of adverse reactions in nuclear medicine.Pharmacopeia Committee of the Society of Nuclear Medicine.J Nucl Med. 1996 Jan;37(1):185-92. - Mishkin MM.Contrast media safety: what to we kanow and how do we know it? Am J cardiol.1990 Oct 26;66 (14):34F-36F. - Webb JÁ, Stacul F, Thomsen HS, Morcos SK. Late adverse reactions to intravascular io media.Eur Radiol.2003 Jan; 13 (1):181-4.Epub 2002 Sep 10.


relacionados ao uso de radiação, o qual sabidamente NÃO existe dano ou risco algum para doses habitualmente utilizadas nos procedimentos diagnósticos de medicina nuclear. A exceção de mulheres gestantes ( principalmente no 1º trimestre ) e em amamentação, pois devido a maior sensibilidade do feto e do recém nascido, evita-se a exposição de qualquer nível de radiação, sendo portanto contra-indicado a realização de exames nuclear em gestantes e mulheres em amamentação, salvo casos especiais previamente discutidos com médico responsável.


Lembre-se: o exame é contra-indicado para gestantes e na amamentação!

 Quanto custa o exame?

A cintilografia de perfusão miocárdica, por envolver uso de insumos radioativos, fármacos importados, equipamentos de alta tecnologia e necessidade de profissionais com alta qualificação, compreende procedimento de alta complexidade e alto custo relativo. Relativo uma vez que tem a propriedade de reduzir gastos futuros com exames e intervenções desnecessários, além de permitir melhor manejo clínico do paciente através dados prognósticos.

O custo do exame é coberto pela maioria dos convênios e planos de saúde.

Caso seu plano não forneça ou cobertura clínica não esteja credenciada, os valores praticados na "tabela particular" podem ser obtidos via contato telefônico. Devido as constantes variações no custo de materiais importados, política tributária instável e margem de negociação infelizmente não podemos dispor da tabela de preços on-line.


 Como agendar meu exame?

A cintilografia de perfusão miocárdica deve ser primeiramente solicitada pelo seu médico (a).Com o pedido médico em mãos deve-se marcar o dia e horário do exame por telefone.
Serão fornecidas também orientações a respeito do preparo e duração do exame, além de eventuais dúvidas a respeito de credenciamento de convênios médicos, liberação de guias, valor de exames particulares e de informações pertinentes.
Caso prefira, o agendamento também poderá ser realizado pessoalmente na Nuclevel .
Caso tenha realizado, favor trazer exames anteriores recentes do coração.
Para seu exame ser de melhor qualidade possível, deve-se seguir o seguinte preparo:


Suspender 24 horas antes do exame até a hora do mesmo: café, chá (qualquer tipo de chá), chocolate, chimarrão , coca-cola, guaraná ( ou qualquer refrigerante a base de cola) e qualquer alimento que contenha cafeína, inclusive café com leite, bolo de chocolate, bombom, chocolate, analgésicos (com cafeína) etc. mesmo a menor quantidade desses produtos poderá prejudicar a realização do exame.

Medicamentos a serem suspensos 72 horas antes do exame: (após consultar o seu médico): aminofilina,teofilina e xaropes, persantin, analgesicos, relaxantes musculares, anti-gripais, (qualquer um que contenha cafeína ou xantina), beta-bloqueadores, nitratos, bloqueadores dos canais de cálcio, estatinas (medicamentos para o coração em geral devem ser suspensos se possível 3 dias antes do exame, porém somente após consultar o médico solicitante responsável). Não suspender a medicação por conta própria.

Não é preciso suspender previamente remédios anti-hipertensivos (para pressão), anti-arrítmicos, digoxina, diuréticos, bloqueadores de eca (outros, etc). ao chegar a clínica, informar caso não tenha suspendido a medicação.

Não trazer crianças como acompanhantes no dia do exame

Trazer todos os exames anteriores de coração que o paciente já tiver feito ( teste de esforço, cateterismo, holter, ecocardiograma, cintilografia).

No dia do exame vir de roupa esportiva (tênis e agasalho) ou qualquer outra roupa confortável para caminhada/corrida.

Não pode estar grávida (ou com suspeita de gravidez) e nem amamentando.

Trazer teste de gravidez negativo recente.


A não suspensão de medicamentos interferentes poderá ocorrer caso solicitado pelo seu médico(a), ou seja, em casos de extrema necessidade ou na avaliação de resposta terapêutica.


OBS.: é fundamental seguir recomendações acima descritas, caso haja falha de algum item, favor informar, pois existe a chance de prejuízo na qualidade do exame, sendo que em algumas será necessário reagendamento.

 Recomendações para etapa de exercício:

Recomenda-se o uso de roupas e sapato confortáveis pra caminhada;

Dê preferência a agasalhos com a parte superior aberta na frente e sem botões de metal, calçados com sola macia para uso de esteira;

Objetos de metal ( jóias, cintos, moedas, etc)deverão ser retirados antes do início do exame;

Em relação às mulheres, não é recomendado o uso de sutiã com arco de metal (meia-taça) para realização do eletrocardiograma. Evite também vestir meia-calça.


 Como é realizado o exame?

A cintilografia de perfusão miocárdica é realizada em duas etapas principais:


Etapa de "Repouso" ou "imagens Basais", com injeção na veia do radiotraçador cardíaco e aquisição de imagens de estados de perfusão sangüínea do coração em repouso;

Etapa "Após Exercício Físico " ou "Teste Farmacológico", com realização de exercício em esteira ergométrica ou equivalente farmacológico, sempre supervisionado por médico cardiologista, aquisição das imagens do estado de perfusão sangüínea do coração após estresse;

Processamento das imagens por computador, com análise e laudo realizados por equipe médica qualificada, com resultado disponível após ás 17h do dia útil seguinte. Em casos de urgência será informado diretamente para seu médico (a).

Copyright® NUCLEVEL - Todos os direitos reservados